Manter bons hábitos de higiene bucal é imprescindível para uma boa saúde geral, pois a boca é a porta de entrada para muitas doenças. E, à medida que envelhecemos, a nossa boca se modifica, necessitando de ajustes na rotina de higiene. Esses cuidados interferem, diretamente, no nosso bem-estar, autoestima e na nossa convivência social.
Como realizar uma boa escovação?
A limpeza adequada deve ser realizada com uma escova dental com cerdas macias e creme dental. Para os idosos que perderam todos os dentes, a higiene pode ser feita com bochechos com água para remover os resíduos, também é importante limpar a gengiva, a língua e o céu da boca. Além de fazer a higiene bucal todos os dias, após cada refeição.
Por que fazer a higienização da língua?
A língua recebe diretamente os alimentos e pode acumular bactérias se não for bem higienizada. A recomendação é fazer movimentos usando a escova dental como se estivesse “varrendo” a língua para a completa limpeza.
Como fazer a higiene da prótese?
O cuidado com a prótese deve ser o mesmo dos dentes, por isso, basta usar a escova e o creme dental. Também é recomendado que se faça a escovação da prótese total (dentadura) fora da boca para garantir a limpeza correta. A troca da escova de dente deve ocorrer regularmente, isso pode ser feito a cada dois ou três meses.
Coronavírus
Em tempos de pandemia os cuidados com a higiene da boca devem ser redobrados. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o uso de enxaguante bucal ou creme dental não protege contra COVID-19, entretanto, uma rotina de escovação adequada ajuda a evitar infecções.
Alimentação saudável
Manter uma alimentação saudável é muito importante para a manutenção da saúde geral e bucal. Incluir frutas, legumes, verduras e grãos em todas as refeições ao longo do dia, além de beber água para evitar casos de desidratação. O consumo de alimentos saudáveis contribui para diminuir o risco de várias doenças.